Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Caos na saúde - Moradores protestam contra fechamento de posto em Taguatinga

Segunda, 6 de outubro de 2017
Do SindSaúde
 
 
06/11/2017 Por Elton Santos
 
Um grupo de moradores de Taguatinga realizou uma manifestação na manhã desta segunda-feira (6/11) para protestar contra o possível fechamento do Posto de Saúde 4 da região. Com isso, serviços antigos como uma hidroginástica para idosos correm ou risco de acabar.


A ideia do governo é transferência do Centro Especializado de Reabilitação para as dependências do posto. Os moradores atendidos terão que ir para postos mais distantes. Em sua maioria, são idosos. Outros serviços essencias como os que tratam diabetes e a hipertensão, que são referenciais, serão prejudicados.
"Rollemberg vem mais uma vez de forma arbitrária, atropelando tudo e todos querem colocar suas maluquices em prática. E sem ouvir uma população. Como você tira um serviço para 300 idosos, como da hidroginástica e transfere eles para outro lugar, sem comunicação e, pior, com dificuldade de locomoção? É um absurdo! Nós vamos lutar contra esse desmando do governador", critica Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde.
Ainda de acordo com Marli Rodrigues, essa mudança brusca vai gerar insegurança. "Os idosos já vinham sendo acompanhados há muitos anos pelos médicos e equipe daquele centro. Todas ações planejadas foram desenvolvidas para aquele público, pensando neles. As ações integradas foram elaboradas para o perfil epidemiológico daquela comunidade. Agora, eles chegarão como 'retirantes' para serem encaixados em uma realidade estranha", diz.

Em nota, a Secretaria de Saúde a partir de 20 de novembro, o Centro Especializado de Reabilitação do DF (CER), instalado na Policlínica de Taguatinga, passará a funcionar nas unidades da UBS 4.

Com isso, os pacientes da UBS 4 passaram a ser atendidos na UBS 2 (Praça do Bicalho) e UBS 6 (Área Especial 01, Setor C Sul). Como duas unidades receberão reforço de novas unidades de Estratégia Saúde da Família.

Moradores das quadras QNA, CNA, QNF E CNF saídas atendidas na UBS 2 e nos das quadras QNB, CNB, QNC E CNC esqui atendidos na UBS 6.