Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
R$
6 mil são cobrados aos potenciais candidatos a deputado distrital para
que o nome de cada um deles apareça na cartela de opções eleitorais.
Por Chico Sant’Anna*
Não, não me refiro a despontar dentre os preferidos, mas sim ter seu
nome incluído pelas empresas de pesquisa naquela cartelinha que os
entrevistadores apresentam aos eleitores para escolher um dos nomes como
o seu candidato preferido.
Até que o período eleitoral seja oficialmente aberto, as empresas
podem elaborar as pesquisas da forma como melhor lhe convier e oferecer
aos potenciais clientes como desejar. É meio tipo a venda de um carro:
pode ser quatro portas, conversível, diesel ou flex, quem manda é o
cliente e, é claro, paga pelas suas escolhas.
Assim, aqui em Brasília, por exemplo, determinada empresa de pesquisa
está cobrando R$ 6 mil aos potenciais candidatos a deputado distrital
para que o nome de cada um deles apareça ao lado de outros quatorze.
Somente esses quinze nomes, escolhidos pelos deuses do Olimpo das
Pesquisas ou pelo tamanho da sua conta-corrente, serão submetidos à
opinião popular. Só eles serão testados junto ao público e é claro,
quando o resultado da pesquisa vier a público nos meios de comunicação,
qualquer um deles já estará entre os 15 notáveis da Capital. Se o
candidato não estiver na relação não poderá mostrar a sua base seu
potencial.