Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Condenado por atos secretos do Senado, distrital Agaciel Maia tem direitos políticos suspensos por 8 anos

Terça, 7 de outubro de 2014
.....agaciel
Do Portal Notibras
O deputado Agaciel Maia (PTC), vice-presidente da Câmara Legislativa, foi condenado na ação por improbidade administrativa dos ‘atos secretos’ do Senado, e teve seus direitos políticos suspensos por um período de oito anos.
 
Na mesma ação também foram condenados João Carlos Zoghbi, ex-diretor de Recursos Humanos e Franklin Albuquerque Paes Landim, chefe do Serviço de Publicação, à época de Agaciel Maia.
 
    A sentença foi proferida pelo juiz Jamil Rosa de Jesus Oliveira, no último dia 1, mas cabe recurso. A condenação inclui pagamento de multa correspondente a 10 vezes o salário que Agaciel Maia recebia no período em que foi diretor-geral do Senado. Ele também fica impedido de contratar serviços públicos.
 
A ação por improbidade administrativa foi impetrada pelo Ministério Público Federal. A acusação é a de que Agaciel e os seus dois subordinados eram os principais operadores de um suposto esquema que ocultou a publicação de milhares de atos administrativos, conhecidos como ‘atos secretos’.
 
Reeleito para mais um mandato de deputado distrital no domingo 5, Agaciel Maia vem despontando como forte candidato a presidir a Câmara Legislativa do Distrito Federal a partir de 2015. Analistas políticos avaliam, porém, que a condenação deve provocar uma reviravolta no quadro sucessório.
 
José Seabra

============
Leia aqui a sentença que condenou Agaciel Maia.
============
Leia também: JF condena ex-diretor-geral do Senado e outros réus por improbidade administrativa